home

Seguro: Temos que ser capazes de resolver o problema do desemprego

Seguro: Temos que ser capazes de resolver o problema do desemprego

António José Seguro teve ontem uma reunião com os Eurodeputados do Grupo Socialistas & Democratas no Parlamento Europeu, na qual fez uma intervenção sobre crescimento económico e emprego.

O líder do PS apelou aos eurodeputados para lutarem por uma agenda alternativa, que coloque o emprego e o crescimento no topo das prioridades.

Seguro defendeu que as medidas de disciplina e rigor orçamental devem ser tomadas na dose e no ritmo certo, e apontou que o maior erro da política de direita é aplicar austeridade excessiva e num curto prazo de tempo.

António José Seguro voltou a frisar que é preciso mais tempo para consolidar as contas públicas, de forma a não arrastar a Europa para mais desemprego e menos economia. “Estamos perante um problema de fraco crescimento económico e precisamos de um compromisso dos 27 Estados-membros, com opções claras”, disse.

O secretário-geral do PS afirmou que “temos uma União que é monetária, mas que ainda não é económica”. Para tal, é necessário que o BCE tenha todas as funções e competências de um banco central, e que se proceda à emissão de eurobonds e projectbonds.

Devido às eleições presidenciais francesas, “os líderes europeus vão ser tentados a tomar mais medidas”, asseverou. Porém, tal não chega, pois “temos de ser capazes de resolver o problema do desemprego.