home

Seguro: «Governo está a afastar portugueses dos cuidados de saúde»

Seguro: «Governo está a afastar portugueses dos cuidados de saúde»

António José Seguro acusou hoje o Governo de estar a “afastar os portugueses dos cuidados de saúde”, o que se materializou na concessão de menos 150 mil consultas em janeiro do que no mesmo mês de 2011.

O líder do PS, em declarações aos jornalistas no final de um conjunto de visitas que fez a unidades de saúde do Algarve, afirmou que faltam cerca de 100 médicos na região e que há 130 mil residentes sem médico de família. A queda de 150 mil consultas do Serviço Nacional de Saúde “é bem reveladora de que há portugueses que estão a ser afastados dos cuidados de saúde que deveriam ser garantidos pelo Estado”, disse o Secretário-geral, acrescentando que “com a saúde dos portugueses não se deve brincar”.

Durante a manhã de hoje, na sequência do roteiro percorrido pela iniciativa Em Defesa da Saúde, Seguro visitou o Centro de Saúde de Olhão e o Laboratório de Saúde Pública Laura Ayres, em Faro, unidades que considerou “duas marcas dos governos PS” em matéria de resposta às necessidades da população.

O secretário-geral do PS acusou ainda o Executivo de não ter uma estratégia para o sector e garantiu que “é possível reduzir custos mantendo ou aumentando os cuidados de saúde às populações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde”, exemplificando com as Unidades de Saúde Familiares, que “são um caso muito positivo e devem continuar”.