home

Seguro: “Foi um dia triste para o Parlamento português”

Seguro: “Foi um dia triste para o Parlamento português”

António José Seguro considerou que o Parlamento teve hoje “um dia triste” ao inviabilizar a votação de uma resolução socialista sobre a posição de Portugal nas negociações do quadro financeiro da União Europeia até 2020.

O líder socialista quis “lamentar a insensibilidade que constituiu a oportunidade perdida de o Parlamento português [de ter uma posição] antes de um importante Conselho Europeu”, que discutirá o quadro financeiro até 2020, o maior volume de dinheiros públicos que serão colocados à disposição de Portugal nos próximos anos.

Segundo António José Seguro, “por causa de uma regra, o Parlamento foi impedido de tomar uma posição sobre o assunto”. “Foi um dia triste para o Parlamento português”, acrescentou.

O secretário-geral do Partido Socialista sublinhou que apenas se realizou o debate de hoje sobre as perspetivas financeiras europeias até 2020 por “insistência do PS”.

“O próximo Conselho Europeu é muito importante. Havendo uma exceção [na realização do debate] era importante que também tivesse existido razoabilidade. Neste momento, o Parlamento português ficou impedido de se pronunciar antes do Conselho Europeu, quando está em causa um volume de investimentos para o país, até 2020, na ordem dos 20 mil milhões de euros”, defendeu.