home

Seguro em Cabo Verde: “A CPLP precisa de uma nova ambição”

Seguro em Cabo Verde: “A CPLP precisa de uma nova ambição”

O secretario-geral do PS inicia hoje uma visita de dois dias a Cabo Verde, com o objetivo de abrir uma nova frente nas relações internacionais do PS, dinamizando as relações com os “partidos irmãos” da CPLP.

“O espaço da CPLP não pode ser um ritual de encontros e de declarações retóricas. A CPLP precisa de uma nova ambição que una as comunidades dos países-membros e lhe introduza uma dimensão económica e cultural”, afirmou o secretário-geral do PS.

O líder socialista acrescentou que “o espaço lusófono é complementar à nossa comunidade de destino que é a União Europeia. Tem-se olhado para a CPLP como um memorial ao passado, eu vejo-a como um espaço de futuro que pode e deve rasgar horizontes. O espaço da lusofonia é estratégico”.

António José Seguro é o único elemento não africano convidado para a reunião, organizada pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que antecede o congresso da Internacional Socialista (IS), a decorrer no final de agosto, em África do Sul. Neste próximo evento, a convite da IS, e apoiado logisticamente pelo PS, estarão presentes o primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, representantes dos partidos socialistas dos Estados-membros da Comunidade de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da CPLP. António José Seguro irá focar-se na situação deste país, insistindo na reposição da ordem constitucional na Guiné-Bissau. O secretário nacional para as Relações Internacionais, João Ribeiro, que acompanha Seguro, revelou que a mensagem a transmitir foi articulada previamente com o ministro Paulo Portas.

Para além das reuniões com o PAICV, Seguro vai também reunir com o primeiro-ministro, José Maria Neves.
“Cabo Verde é bom exemplo de um país que soube consolidar o seu regime democrático”, defende Seguro, afirmando que “vão ser dois dias de trabalho muito intensos que darão muitos frutos”.