Seguro: ”É uma completa loucura aplicar a austeridade ao mesmo tempo em todos os países.”
António José Seguro deu uma entrevista ao semanário Expresso, publicada este sábado, onde critica a atuação do Governo e apresenta um caminho para sair da crise, baseado na aposta no crescimento económico e emprego, a nível nacional e europeu.
O líder do partido socialista criticou a atuação governamental, e a falta de coesão que tem demonstrado, dizendo que “Um governo deve ser uma equipa coesa com um projeto capaz de mobilizar os portugueses e de tirar o país da crise Não é o que vejo neste embora tenha começado com todas as condições.”
Relativamente à austeridade aplicada na Europa, o diagnóstico é simples, “A Europa lida com a crise há cinco anos Nestes anos os povos europeus pioraram É uma completa loucura aplicar a austeridade ao mesmo tempo em todos os países.”
Mas o Governo também não tem feito o suficiente, não tem defendido Portugal na Europa, não tem ouvido os portugueses, “O Governo não tem voz na Europa. Não existe nenhum líder político sem críticas. Há um ano e meio diziam que eu só falava de Europa quando o que era preciso era resolvermos os problemas do país, hoje toda a gente fala da necessidade de mudar a Europa. Sorriam sempre que eu falava de crescimento e emprego, hoje todos criticam a política de austeridade. Posso começar sozinho mas tenho a certeza de que termino acompanhado.”
António José Seguro respondeu também às críticas, de forma direta e sem rodeios “Sou o líder do principal partido de oposição desde sempre o lugar mais criticado na política portuguesa. É nos exigido tudo que façamos diferente e melhor que o Governo sem ter o poder executivo para o fazer.”