home

Seguro defende plano de assistência com sensibilidade social

Seguro defende plano de assistência com sensibilidade social

sg_madeira.jpg O secretário-geral do PS afirmou desejar que o programa de ajuda financeira à Madeira seja assinado o mais rapidamente possível e se faça em condições de “exequibilidade” e com “sensibilidade” social.

António José Seguro falava no dia 15 de Janeiro, na sessão de encerramento do XV Congresso Regional do PS-M, que aclamou Vítor Freitas como líder dos socialistas madeirenses.

“Se eu fosse primeiro-ministro de Portugal neste momento teria um relacionamento com a Madeira completamente diferente daquele que o atual primeiro-ministro tem tido até este momento”, disse, acrescentando que adotaria um comportamento de “transparência e verdade” no processo de ajuda financeira.

Seguro lembrou ainda que é a quarta vez que se encontra na Madeira desde que é líder do PS. Um facto que, salientou, “faz toda a diferença em relação ao primeiro-ministro de Portugal”. E frisou, a propósito, que “o PS não confunde os madeirenses com o Governo da Madeira, em momentos de dificuldades não há problemas dos outros, há problemas de todos nós”.

Na sua intervenção, o líder socialista defendeu ainda que a autonomia tem de ser conduzida com responsabilidade. “Na Madeira, tantas vezes foi invocada a autonomia e nem sempre essa autonomia foi acompanhada com responsabilidade, por isso a região chegou ao estado onde está porque houve irresponsabilidade do PSD e dos seus governos na Madeira”, disse.

“É neste congresso que quero aqui voltar a afirmar a unidade nacional e a solidariedade de todos os socialistas com a Madeira e com o povo madeirense”, disse.

Por sua vez, Vítor Freitas, o novo líder do PS-M, que venceu com 80% dos votos as eleições internas realizadas em dezembro, pediu a intervenção do chefe de Estado nas negociações entre os governos Regional e da República para que o programa de ajustamento financeiro não venha a comprometer o futuro da Madeira.

E considerou que mesmo que seja alcançado um bom programa de ajuda financeira, este não será exequível com este presidente do Governo Regional.