home

Seguro apreensivo com falta de entendimento europeu

Seguro apreensivo com falta de entendimento europeu

O secretário-geral do PS mostrou-se apreensivo por os líderes europeus ainda não terem chegado a um entendimento a dois dias da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE.

António José Seguro considerou importante que a União Europeia adote rapidamente “respostas robustas” contra a crise, enquanto falava na cerimónia que assinalou os 40 anos da adesão do PS à Internacional Socialista.

“Estamos a dois dias de um Conselho Europeu importante e, mesmo assim, os líderes europeus ainda não foram capazes de se entenderem em relação a uma estratégia eficaz para resolver os problemas das pessoas”, declarou.

António José Seguro disse, ainda, que “estamos assolados por uma crise do euro, que é política, económica e social, mas há subjacentes outras crises que se relacionam com a sustentabilidade do nosso modelo de desenvolvimento”.

Segundo o líder do PS, a crise “não nasceu na Europa, mas a Europa importou-a”. E acrescentou: “Não foi uma crise da social-democracia, mas uma crise do capitalismo. Mas hoje é a social-democracia e as funções sociais do Estado que estão a ser interpeladas”.

Leia aqui a resolução do PS aprovada na Assembleia da Republica.