home

Secretário-geral do PS propõe que o Estado pague a dívida às empresas para dinamizar a economia

Secretário-geral do PS propõe que o Estado pague a dívida às empresas para dinamizar a economia

O secretário-geral do PS propôs hoje, em Torres Vedras, que o Governo pague os três mil milhões de euros que o Estado deve às empresas, para dinamizar a economia e manter postos de trabalho.

“O Estado deve às empresas mais de três mil milhões e, ao fim de 90 dias, ainda não os pagou. Esses três mil milhões de euros fazem falta às empresas e há tantas em dificuldades financeiras”, afirmou António José Seguro, na apresentação da candidatura autárquica do PS ao município de Torres Vedras, liderada por Carlos Miguel.

O líder socialista sublinhou que, não só o Estado deve “pagar a dívida externa”, como também “deve honrar os compromissos com as empresas, para que consigam produzir, criar riqueza e garantir postos de trabalho”.

O secretário-geral do PS lembrou ainda que três mil milhões de euros é o montante que o Estado vai pagar em subsídios de desemprego.

“Cada vez que fecha uma empresa, aumenta o défice, porque o Estado tem de pagar os subsídios de desemprego”, alertou António José Seguro, defendendo que “o equilíbrio das contas públicas não pode ser através da austeridade, mas pela criação de riqueza pelas empresas”.

O líder socialista lembrou também que é o próprio Estado a criar os problemas das empresas, quando estas são obrigadas a pagar IVA antes de receberem, e, por isso, defendeu a existência de uma “conta corrente” para fazer ajustes de pagamento.

António José Seguro propôs ainda a redução ou isenção das taxas sobre as empresas, benefícios fiscais e melhores condições nos juros de empréstimos para as que reinvestem os seus lucros.