home

Secretário-geral do PS anunciou diploma para repor a oferta generalizada do inglês no 1º …

Secretário-geral do PS anunciou diploma para repor a oferta generalizada do inglês no 1º …

Líder socialista promete lutar contra “a enorme desigualdade” criada pelo governo com a retirada da oferta generalizada do inglês. António José Seguro declarou que a educação é uma prioridade para o Partido Socialista.

“Não podemos aceitar o fim da oferta generalizada do inglês e vamos lutar contra ela. Tomaremos uma iniciativa na Assembleia da República no sentido de voltar a repor a oferta generalizada do inglês em todas as escolas do país para o 1º ciclo. Este é o nosso compromisso, esta é a nossa responsabilidade, porque a educação é uma prioridade”, afirmou António José Seguro, durante a sua intervenção na sessão de apoio à candidatura de Custódio Oliveira à Câmara Municipal de Famalicão.

Para o líder socialista, este governo está a fazer o “maior ataque à escola pública” desde o início da democracia. “Graças ao Governo socialista todos os alunos dos quatro anos do 1º ciclo tinham oferta generalizada de inglês. Mas, neste momento, o executivo PSD/CDS retirou essa oferta. E isso diz tudo: Para este Governo a educação não é prioridade”, conclui, acrescentando que “dói muito que tudo aquilo que levou anos a construir esteja a ser destruído de um momento para o outro.

António José Seguro refere que “o mais chocante” na recente medida do executivo é que “retirando a oferta generalizada de inglês, alguns alunos vão ter inglês e outros não”. O que “significa uma enorme desigualdade que não podemos aceitar. O fim da oferta generalizada de inglês terá como consequência uma maior dificuldade dos mais jovens se inserirem, no futuro, em empresas internacionalizadas e no mercado global, o que prejudicará a competitividade económica nacional”, considera o Secretário-geral do PS.