Secretário-geral adjunto do PS e Embaixadora de Espanha analisam formas de intensificar diálogo entre os dois países
Durante o encontro, marcado pouco depois da tomada de posse do Governo português, foram analisadas as relações políticas bilaterais, que José Luís Carneiro considerou como “historicamente muito boas e profícuas”, tanto no plano bilateral, como no quadro da União Europeia.
José Luís Carneiro assinalou igualmente que “os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Espanha, Pedro Sánchez, são atualmente interlocutores relevantes na construção do projeto europeu”, tendo a Embaixadora de Espanha em Portugal acrescentado que que António Costa “tem uma relação ótima com o Governo espanhol”.
Marta Betanzos Roig explicou que essa relação tem sido uma constante, “não apenas com o atual Governo socialista, mas, igualmente, com o executivo de centro-direita de Mariano Rajoy, do Partido Popular”.
“Não estamos perante uma questão ideológica, mas perante uma questão de entendimento recíproco e de mútuo respeito. Partilhamos a convicção de que as relações entre Portugal e Espanha são absolutamente estratégicas e o canal de diálogo está sempre aberto”, acrescentou.
Questionado pelos jornalistas, o Secretário-geral adjunto do PS considerou que o tema do independentismo catalão “já está devidamente e suficientemente esclarecido e nem sequer foi tema do diálogo” com a embaixadora de Espanha em Portugal.