Secretária de Estado da Indústria defende aposta em tecnologia criativa
A secretária de Estado da Indústria defendeu ontem em São João da Madeira, após visitar diversas empresas de tecnologia avançada, que a economia portuguesa beneficiaria do desenvolvimento de soluções criativas para os setores mais tradicionais da indústria mundial.
Para Ana Lehmann, “um país como Portugal pode afirmar-se no mundo com base na sua tradição e criatividade, aplicando tecnologia à enorme qualidade e tradição [de outras indústrias]”.
“Desenvolve-se aqui tecnologia para um conjunto de empresas que são referência mundial e o que observei nestes projetos é uma ligação à indústria [mais tradicional]”, continuou a governante, que hoje visitou o Sanjotec – Centro Empresarial e Tecnológico de São João da Madeira, que acolhe 53 empresas de áreas como a robótica, química, biotecnologia, design e automação.
A governante realçou ainda que “a tradição é perfeitamente compaginável com a utilização de tecnologias do mais moderno que existe a nível internacional e a componente da criatividade é fundamental”.
Ana Lehmann admitiu que é frequente as visitas institucionais do Governo a outros centros empresariais não permitirem “ver muito bem se os projetos têm potencial”, mas afirmou que não foi caso disso no Sanjotec.
“Aqui vê-se que são projetos sólidos, duradouros, potenciadores de modernização industrial, com um peso real no mercado e um potencial de crescimento enorme”, declarou.
Para a secretária de Estado da Indústria, em causa estão “atividades de altíssimo valor acrescentado”, cujo estímulo não depende apenas de programas financeiros, já que apoiar a economia portuguesa passa também por “divulgar esta excelência, mostrando aos jovens que há oportunidade de emprego relevantes”.