Salvar e manter empregos é prioridade para 2009
“Salvar e manter empregos” é para José Sócrates a principal prioridade do Governo ao longo de 2009. Para o primeiro-ministro, que falava ontem na cerimónia de assinatura de protocolos no âmbito da linha de crédito PME-Invest III, o principal objectivo para o próximo ano “vai ser salvar empregos e manter empregos. Isso é absolutamente essencial, porque quando recuperarmos temos de ter as pessoas empregadas e temos de ter as empresas ainda em actividade”, declarou.
“Todos sabem o quanto é fácil destruir e o quanto é difícil voltar a construir. É por isso que o dever é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para construir melhores soluções em conjunto com as empresas”, afirmou José Sócrates perante uma plateia de empresários e de responsáveis do sector da banca. O primeiro-ministro que esteve acompanhado pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, defendeu ainda a necessidade de intervenção do Estado na actual conjuntura económica.
Além da preocupação com a estabilização do sistema financeiro, o primeiro-ministro disse que a orientação do Governo “será a de procurar ajudar as empresas e todos os sectores da economia nacional, através de um reforço do investimento público”. “Temos de enfrentar as dificuldades que, já é certo, vamos ter em 2009. Por isso, resolver o problema do acesso ao crédito é essencial para responder às dificuldades”, considerou o primeiro-ministro.