home

Rota pela Coesão e Valorização do Território. Estrada Nacional 2

Rota pela Coesão e Valorização do Território. Estrada Nacional 2

 

SABER OUVIR E DAR VOZ A PORTUGAL

Entre os dias 25 e 29 de agosto o Partido Socialista continuará a Ouvir a dar voz Portugal. Percorrendo a Estrada Nacional 2 (EN2).

Saber ouvir e dar voz aos portugueses e aos nossos territórios que pela sua riqueza e diversidade representam Portugal e aprofundar a proposta de constituição de contratos locais de desenvolvimento como instrumentos de coesão são os principais objetivos deste roteiro.

A EN2 é a mítica estrada que atravessa Portugal e que une Trás do Montes (Chaves, no Distrito de Vila Real) ao Algarve (Faro). Através da faixa central do país atravessa 35 municípios e um território muito diverso, com modelos de desenvolvimento, populações muito diferentes.

A singularidade desta rota – e uma das suas principais riquezas- é exatamente a ligação que estabelece entre diferentes territórios, diferentes atividades económicas e realidades sociais distintas, mas também agrupando instituições públicas e privadas com atividades distintas. Este simbólico eixo rodoviário representa bem Portugal inteiro. Na sua diversidade, nos seus casos de sucesso nas atividades económicas, nos excelentes exemplos de investimento e gestão pública e privada. Nas atividades económicas relevantes como o Turismo, a agricultura tradicional e a nova agricultura, a ciência e tecnologia, os novos clusters da área da aviação e espaço. Também nestes territórios encontramos áreas industriais de referência e centros logísticos que ligam o litoral à Europa e ao interior e instituições de ensino superior e profissional de referência.

Pelas características do território que percorre a N2 existem diversos casos de sucesso e cooperação entre instituições públicas e privadas que se uniram para modelos de desenvolvimento local.
José Luís Carneiro inicia este trajeto no dia 25 de agosto, no marco zero da Nacional 2, em Chaves. Partindo da importância das políticas de coesão e a ameaça que sobre elas pesa no novo quadro comunitário, a iniciativa de arranque da EN2 contará com participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia, Vasco Cordeiro ex Presidente do Comité das Regiões e Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves. A iniciativa encerra em Faro no dia 29 de agosto. Entre Chaves e Faro, percorrendo a Rota da Nacional 2 haverá pontos de paragem com o objetivo de demonstrar casos de sucesso e oportunidades para os territórios. Para além das paragens diurnas o Secretário Geral do PS pernoitará em Viseu, Pedrogão, Ponte de Sor e Aljustrel).

Nos pontos de paragem diurnos haverá espaço para visitas a várias instituições e para contatos diretos com a população.

É da soma destas atividades diversas, e das populações que se compõe o mosaico Portugal, e que se pretende ouvir e dar voz a Portugal.

 

 


 

ARTIGOS RELACIONADOS