Revoluções no feminino
A reedição do livro da jornalista e emblemática figura do feminismo português visa homenagear os 50 anos do Maio de 68, procurando respostas para as razões da revolução que marcou uma geração de jovens, de trabalhadores, alterou comportamentos e repercutiu-se na política.
O livro inclui entrevistas com Jean Luc Godard, Jacques Brel, Siné, Françoise Giroud, Sauvageot, António José Saraiva, Robert Toussaint e Alain Touraine.
Trata-se de um documento histórico. Este livro foi apreendido pela PIDE logo a seguir à sua publicação inicial, em 1969, permanecendo até agora praticamente sem ser lido.
Mãe de António Costa, líder do PS e atual primeiro-ministro de Portugal, Maria Antónia Palla foi a primeira mulher inscrita no Sindicato de Jornalistas, destacando-se na luta pela despenalização do aborto.
Emancipação em atualidade
A Sibila lança ainda um livro de uma outra autora portuguesa, Ana de Castro Osório: “Mundo Novo”.
É este um romance de busca, viagem, descoberta, iniciação e encantamento, que nos dá a conhecer a luta pela emancipação das mulheres no princípio do século XX, em Portugal e no Brasil.
Derradeiro romance da escritora, esta obra não é reeditada desde 1930, talvez por fazer a defesa do feminismo em termos muito avançados para a época, apresentando uma abordagem política das questões feministas que surpreendentemente poderia ter sido escrito nos dias de hoje.
O romance oferece-nos ainda um relato das impressões da burguesia portuguesa da Primeira República na chegada ao Brasil.
Uma paleta de cores e tons que traduzem o encantamento do Rio de Janeiro e da São Paulo do início do século XX, e nos revela a poderosa romancista que a ativista, pedagoga, editora e autora de obras para a infância Ana de Castro Osório também foi.
Ambos os títulos serão lançados no dia 7 de maio, na Livraria Ferin, no Chiado.
Além da autora Maria Antónia Palla e da editora da Sibila Publicações Inês Pedrosa, a mesa contará com Manuel Villaverde Cabral, que apresentará a obra “Revolução, Meu Amor” e Guilherme d´Oliveira Martins, que apresentará “Mundo Novo”.