home

Revisão não tem impacto no cenário macroeconómico do PS

Revisão não tem impacto no cenário macroeconómico do PS

O deputado socialista João Galamba afirmou hoje que a alteração das previsões económicas da Comissão Europeia “não tem qualquer impacto” no exercício feito pelo grupo de economistas mandatado pelo PS.
Crédito de juros é solução equilibrada

Em declarações à Lusa, João Galamba, um dos 12 economistas que redigiram o relatório sobre o cenário macroeconómico encomendado pelo PS, explicou que o exercício do grupo de trabalho foi o de “calcular variações face a um cenário base, seja qual for esse cenário base”.

“Aquilo que estamos a estimar é, com aquelas políticas, quanto aumenta o produto e o emprego e quanto desce o défice e a dívida pública”, disse João Galamba, adiantando que a mudança do cenário base “é indiferente” ao impacto das medidas previstas, que se mantém.

Bruxelas atualizou hoje as previsões para a evolução da economia e das finanças públicas de Portugal. Para 2015, a Comissão Juncker manteve a previsão de crescimento económico (nos 1,6%), alterando ligeiramente a do défice orçamental (para os 3,1% do PIB, acima dos 3% definidos pelas regras europeias e da meta definida pelo Governo) e a da dívida pública (para os 124,4%).

O deputado socialista defendeu que “o estudo do PS só estaria desatualizado se os impactos das medidas propostas fossem revistos”, sublinhando que “não foi esse o caso” e que “se se cumprirem as previsões [europeias], isso só torna os resultados finais [previstos no relatório] ainda mais plausíveis”.