Resultados eleições Federativas
Em 30 de Maio de 2010, a Comissão Nacional do Partido Socialista aprovou a calendarização dos actos eleitorais para a Eleição dos Presidentes de Federação e Eleição dos Delegados aos Congressos Federativos, tendo sido agendados os dias 8 e 9 de Outubro de 2010.
No dia 8 de Outubro de 2010 realizaram-se as Eleições nas Federações Distritais de Aveiro, Braga, Bragança, FRO, Guarda, Lisboa (FAUL), Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Hoje, dia 9 de Outubro de 2010, realizaram-se as Eleições nas Federações do Algarve, Baixo Alentejo, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Porto, Santarém e Viseu.
Após encerramento das urnas de todas as Estruturas Descentralizadas do Partido Socialista, as Comissões Organizadoras dos Congressos, remeteram para o Departamento Nacional de Dados do PS, os seguintes resultados provisórios:
Na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, Marcos Perestrello venceu as eleições para Presidente da Federação, superando o antigo líder, Joaquim Raposo.
Na distrital de Aveiro, Pedro Nuno Santos foi o mais votado seguido de Fernando Mendonça e de Adriano Martins. Em Setúbal, Vítor Ramalho confirmou o estatuto de líder e vai continuar no cargo, superando Luís Ferreira e Paulo Lopes.
Na Federação do Porto, Renato Sampaio mantém a liderança, depois de ir a votos com José Luís Carneiro. Já nas eleições para a Federação de Coimbra Victor Baptista foi derrotado por Mário Ruivo.
Em quatro Federações distritais houve uma renovação total do seu líder. Em Évora, Capoulas Santos sucede a Norberto Patinho. Em Portalegre, a Federação ganha um novo líder com Jorge Jesus Martins, que passa a ocupar o lugar de Rui Simplício. A Federação de Viana de Castelo e de Viseu, são assumidas por José Vaz Carpinteiro e João Azevedo, respectivamente.
Das dezanove Federações, doze mantiverem os seus presidentes federativos. São elas, Algarve (Miguel Freitas), Baixo Alentejo (Luís Pita Ameixa), Braga (Joaquim Barreto), Bragança (Mota Andrade), Castelo Branco (Joaquim Morão), FRO – Federação Regional do Oeste (Rui Prudêncio), Guarda (José Albano Marques), Leiria (João Paulo Pedrosa), Porto (Renato Sampaio), Santarém (Paulo Fonseca), Setúbal (Vítor Ramalho) e Vila Real (Rui Santos).