Restauração, turismo e agricultura impulsionam descida do desemprego
A restauração, o turismo e a agricultura foram os sectores da atividade económica que mais impulsionaram a criação de postos de trabalho e a consequente descida da taxa de desemprego no segundo trimestre para o nível mais baixo desde 2011.
A taxa de desemprego situa-se agora nos 10,8%, um valor inferior em 1,6 pontos percentuais ao do trimestre anterior e o valor mais baixo desde o primeiro trimestre de 2011.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a descida do desemprego tem-se verificado sempre nos segundos trimestres nos últimos anos, mas a descida registada este ano foi bastante acentuada.
De salientar, por outro lado, que em alojamento e na restauração foram criados mais 28.500 novos postos de trabalho entre março e junho deste ano.
Um aumento significativo de emprego que se deve, segundo a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), ao aumento do número de turistas e reposição do IVA a 13%.
“Estes números vêm confirmar a forte tendência de crescimento do alojamento e a restauração e bebidas, que se assumem como um dos maiores empregadores a nível nacional com 283 mil postos de trabalho”, refere a AHRESP em comunicado
(in Acção Socialista)