home

Responsabilidade e Confiança

Responsabilidade e Confiança

No final do Conselho de Ministros, José Sócrates anunciou um pacote de medidas anticrise. O primeiro- ministro adiantou que as medidas do Plano de Estabilidade e Crescimento são para manter, ou seja, recuperação da economia e o equilíbrio das contas públicas.

José Sócrates avançou, que a nova meta do Governo para o défice em 2011 é agora de 4,6 por cento, devido às medidas adicionais aprovadas.

A meta do défice era de 6,6 por cento, prevendo agora o Governo uma redução de “dois pontos percentuais” com a aplicação das medidas que incluem, entre outras, a redução em 5 por cento das remunerações de políticos e gestores públicos e o aumento de 1 ponto percentual em todas as taxas de IVA.

Estas medidas adicionais, disse José Sócrates “visam acelerar a consolidação orçamental”.

“São medidas indispensáveis e necessárias à credibilidade e à confiança da Economia portuguesa. É nosso dever fazer um esforço adicional. Um esforço que o país deve fazer e que tem de ser colectivo, nacional, para defender Portugal e a Zona Euro. No entanto, os objectivos do PEC mantêm-se: recuperação da economia e o equilíbrio das contas públicas. São medidas que reforçam a confiança. De salientar que no último trimestre tivemos o maior crescimento de toda a União Europeia”, disse José Sócrates no final da reunião do Conselho de Ministros.