“A requalificação desta via nevrálgica para o Pinhal Interior, para além de uma importância vital para a região, assume também uma importância verdadeiramente nacional, numa ótica de captação de investimento e fixação de pessoas, tão importante para o futuro desta região e do país”, justificou a parlamentar, esta quinta-feira, no debate do projeto de resolução do PS, que recomenda ao Governo a adoção de medidas de requalificação do IC8, em conjunto com uma petição pública nesse sentido.
Realçando tratar-se de uma via que “atravessa praticamente todo o litoral e interior do país”, fazendo também a ligação direta entre Portugal e Espanha, Cláudia Avelar Santos salientou que é também “de uma importância ímpar para as empresas da região, designadamente do pinhal interior do distrito de Leiria”.
A parlamentar do PS eleita por este círculo eleitoral elencou que é uma via com elevada sinistralidade rodoviária e elevado tráfego de veículos pesados de mercadorias e passageiros, com falta de iluminação, degradação do piso e falta de faixas de aceleração e de desaceleração, em particular nos nós de acesso no troço entre Sertã e Proença-a-Nova.
Recordando que “a requalificação do troço entre Pombal e Avelar chegou a estar prevista no âmbito da subconcessão do Pinhal Interior, tendo depois sido retirada pelo Governo PSD/CDS”, Cláudia Avelar Santos assinalou que o Governo do PS “incluiu no Plano Nacional de Investimentos 2030 a construção do acesso ao IC8 junto do parque Empresarial do Camporês e a realização de uma intervenção no troço Casas Brancas (A17) Pombal”.
“Sendo obras muito importantes para a região, estas intervenções não resolvem os problemas identificados pela população e pelas empresas”, ressalvou a parlamentar, considerando, por isso, que é “imperioso que esta via estruturante de mobilidade regional e nacional seja requalificada em toda a sua extensão”.