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Rejeitar a humilhação das praxes e promover a integração académica

Rejeitar a humilhação das praxes e promover a integração académica

O ministro da Ciência e Ensino Superior dirigiu uma carta aberta às instituições de ensino superior, hoje divulgada pelo jornal ‘Público’, onde repudia as manifestações de “abuso e humilhação” associadas às praxes académicas, sugerindo programas alternativos de receção e integração aos alunos, centrados na cultura e na ciência.
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Na missiva, dirigida a todos os reitores e presidentes de institutos politécnicos, bem como a todos os dirigentes associativos e às lideranças das unidades de investigação científica, Manuel Heitor defende que as instituições de ensino superior não reconheçam as comissões de praxe e outros órgãos que regulam as praxes académicas, considerando que “as manifestações de abuso, humilhação e subserviência a que assistimos na praxe académica” põem em causa “a credibilidade do ensino superior”. 

Em contrapartida, Manuel Heitor propõe formas de receção e integração dos novos alunos, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia a ações científico-culturais destinadas à integração dos novos estudantes. 

Para além de envolver os cientistas na integração dos alunos, o ministro quer ainda que a agência nacional para a cultura científica e tecnológica Ciência Viva dê apoio às instituições de ensino superior e às associações de estudantes na dinamização de iniciativas destinadas aos novos estudantes.

A iniciativa de Manuel Heitor recebeu já o aplauso do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, afirmando que a missiva do ministro “toca todos os pontos importantes”.