home

Regionalização é indispensável e urgente

Regionalização é indispensável e urgente

No encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, realizadas em Beja,  José Sócrates, diz que a ideia das cinco regiões não é “completamente unânime” no PS, mas considerou que o Estado está preparado para a reforma “indispensável e urgente” da regionalização.

“Não espero, porque isso nunca é de esperar num grande partido como o PS, que esta ideia das cinco regiões seja completamente unânime no nosso partido. Eu sei que não é”, afirmou José Sócrates.

Contudo, acrescentou, será possível para o PS “viver com esta salutar e sã discordância”, agora que o Estado está preparado para proceder à “reforma indispensável e urgente no sentido do desenvolvimento e da maturidade democrática que é a criação das regiões administrativas”, depois de obtidos os “consensos políticos indispensáveis”.

O Secretário-Geral do PS disse estar ainda convencido que os que querem a regionalização no nosso país “percebem que a regionalização ou existirá com cinco regiões ou não sairá do papel”. “Julgo que hoje essas cinco regiões recolhem um consenso social e político que permitirá avançar”, sublinhou José Sócrates.