home

Reforço do investimento na modernização das forças policiais aumenta perceção de segurança dos cidadãos

Reforço do investimento na modernização das forças policiais aumenta perceção de segurança dos cidadãos

A deputada socialista Joana Sá Pereira considerou, esta quinta-feira, que o investimento de mais de 607 milhões de euros para modernizar as forças de segurança é um reforço que, em conjunto com a valorização das carreiras, vai melhorar a perceção de segurança dos cidadãos e as condições de trabalho das forças policiais.

Notícia publicada por:

Joana Sá Pereira

Joana Sá Pereira destacou, após o anúncio, no final da reunião do Conselho de Ministros, de mais de 607 milhões de euros para modernizar as infraestruturas e equipamentos das forças policiais, que este reforço “também se traduz na vida concreta” das pessoas.

“Este investimento é bom para os cidadãos porque ter mais infraestruturas, mais equipamentos, mais ferramentas de trabalho, aumenta a perceção de segurança que os cidadãos têm da vida em comunidade”, explicou, em declarações à agência Lusa.

Para os profissionais das forças de segurança também “é bom” haver novas ferramentas que permitam “a melhoria substancial das suas condições de trabalho e a atratividade no ingresso nesta profissão”.

Joana Sá Pereira salientou ainda que este reforço “é feito concomitantemente com a valorização das próprias carreiras”, destacando que o Governo continuará também a garantir o rejuvenescimento das forças de segurança, através da admissão de mais 2.600 elementos, além dos mais de 1.400 agentes e militares que terminam a sua formação já este ano.

A coordenadora do PS na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias adiantou que uma das próximas etapas, a debater na Assembleia da República, será “repensar o modelo do policiamento comunitário”.

“Precisamos dos polícias mais próximos das pessoas. É importante tê-los nas esquadras e também é importante, os autarcas curiosamente têm dito isso, que as polícias estejam próximas das pessoas”, afirmou.

O investimento de mais de 607 milhões de euros para melhorar e modernizar as infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança foi anunciado esta quinta-feira pelo ministro da Administração Interna, depois da sua aprovação em Conselho de Ministros.

O investimento, previsto no âmbito da programação da modernização e operacionalidade das Forças e Serviços de Segurança para os próximos 4 anos, destina-se a infraestruturas (236 milhões de euros), aos sistemas de tecnologia de informação e comunicação (250 milhões de euros) e a veículos e equipamentos (121 milhões de euros).

Recorde-se que, entre 2017 e 2021, foram executados mais de 340 milhões de euros de investimento em infraestruturas, equipamentos e tecnologias de informação e comunicação, no âmbito da anterior lei de programação de infraestruturas e equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.

ARTIGOS RELACIONADOS