home

Reforço das verbas para a ciência

Reforço das verbas para a ciência

Manuel Heitor

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou que o orçamento do ministério para 2017 será de “crescimento”, designadamente pelo aumento das verbas para a ação social escolar e investigação.

Manuel Heitor, que participou no debate de arranque do Fórum da Associação Académica de Coimbra, em Penacova, disse que o orçamento do ensino superior deverá crescer 4% no próximo ano, depois de “2016 ter sido um ano de mudança e de restabelecimento da confiança”.

“Estando restabelecida a confiança, o próximo orçamento tem de ser de crescimento do ensino superior, que se dá em duas linhas e que vem continuar o trajeto que está sempre além dos nossos objetivos, mas que já foi conseguido em 2016, sobretudo pelo aumento da ação social escolar, por forma a que se possa aumentar o apoio aos estudantes e às famílias mais carenciadas e ao esforço no conhecimento”, acrescentou.

Neste debate, que decorreu numa praça ao ar livre, com a participação de dezenas de dirigentes associativos, o ministro da Ciência adiantou que “o reforço do orçamento vai servir também para repor a massa salarial, consagrada já em parte neste ano, mas só na totalidade em 2017”.

No âmbito do esforço de alargar a ação social escolar, o ministro salientou que a tutela pretende retomar “a ideia de apoiar o ensino superior nas zonas de menor densidade populacional, mas num quadro totalmente daquilo que foi feito, sobretudo, mais uma vez, vocacionado apenas para as famílias mais carenciadas”.

Manuel Heitor disse ainda que pretende transformar o ensino politécnico em Portugal “num ensino de referência em toda a Europa”, estimulando a atividade de investigação baseada na prática profissional.

Segundo o governante, “o ensino politécnico cada vez mais tem uma orientação profissional, que o diferencia do ensino universitário, e por isso tem de associar uma prática de investigação baseada no melhoramento das profissões”.

(In Acção Socialista</a>)