home

Reerguer a União Europeia

Reerguer a União Europeia

A saída do Reino Unido da União Europeia, referendada pelos eleitores britânicos, vem tornar mais premente a necessidade de resposta aos desafios acrescidos em defesa de um projeto europeu solidário e comum, capaz de ir ao encontro dos anseios dos cidadãos europeus e de reencontrar o caminho da coesão social, de crescimento económico e dos valores da convergência. Leia, na íntegra, a posição oficial do Partido Socialista:
Comissão Nacional no dia 9 de março II

«O PS recebeu com tristeza os resultados do Referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia e considera que a opção manifestada pelos eleitores britânicos constitui um sinal muito preocupante para a União Europeia, como também para o próprio Reino Unido e os seus cidadãos.

Este momento deve ser lido como oportunidade e como grito de alerta, como um toque para que a Europa acorde do seu torpor e se supere. Agora, mais que nunca, é preciso reerguer a União Europeia, num projeto que defenda o Estado Social, a solidariedade, a democracia e os Direitos Humanos.

Este resultado demonstra que os cidadãos europeus pretendem uma alteração das políticas atuais, de melhor Europa e de maior proximidade aos problemas reais e uma intervenção capaz e eficiente das instituições europeias na resolução efetiva das crises que têm agitado a UE, nomeadamente as crises dos refugiados e das dívidas soberanas, onde essas mesmas instituições não têm tido capacidade de resposta e de soluções comuns.

Este resultado é uma oportunidade para a União Europeia se renovar e reencontrar o caminho da coesão social, crescimento económico, um espaço de paz e segurança e igualdade e convergência entre todos os Estados Membros.

O Partido Socialista, de acordo com a sua tradição europeísta, continuará empenhado em todas as frentes na procura de soluções que permitam reforçar a confiança e relançar o projeto europeu.

Acreditamos que é função dos Partidos Socialistas, em Portugal e no resto da União Europeia, defender uma alternativa, através de lideranças fortes, a esta União Europeia em crise. Uma alternativa mais solidária, mais justa, mais socialista.»