Redução no consumo de energia é prioridade para a Juventude Socialista
O Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, defendeu que o Estado deve divulgar as suas facturas energéticas. A redução no consumo de energia é uma das prioridades da Juventude Socialista que, a partir de Setembro, na nova sessão legislativa, vai propor tarifas mais baixas para os jovens, nas viagens de comboio, em horários menos utilizados pela maioria dos utentes.
Duarte Cordeiro, que falava no XII Acampamento Regional da JS-Madeira, em Porto Santo, defendeu também que os veículos com quatro ocupantes devem pagar menos nas portagem das auto-estradas do que os automóveis de ligeiros que apenas transportam o condutor, referindo que esta será uma forma concreta de reduzir a poluição ambiental e de promover a menor utilização do automóvel.
O compromisso com a redução do consumo de energia será uma das bandeiras da organização durante o mandato de Duarte Cordeiro, que afirma que deve ser assumido, antes de mais, pelo Estado.
A nova direcção da Juventude Socialista promete actividade legislativa noutras áreas: no Ensino Superior, prepara-se para apresentar a Mariano Gago uma petição de mais horários em pós-laboral nos cursos das universidades públicas, para que mais jovens tenham a possibilidade de trabalhar de dia e estudar à noite.
A Juventude Socialista defende também a criação de um programa de mobilidade interna de estudantes universitários, permitindo que um aluno faça uma ou mais cadeiras semestrais, noutra universidade pública do país.
“No fundo, trata-se de criar um Erasmus dentro do país, em que um aluno da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro possa fazer um semestre na Universidade do Algarve, por exemplo”, explicou Duarte Cordeiro.
A nova direcção da Juventude Socialista vai realizar em Vila Real, no mês de Outubro, uma Academia Política sobre Ambiente ou a Europa.