home

Redução do número de alunos por turma

Redução do número de alunos por turma

A redução do número de alunos por turma nas escolas da rede do Ministério da Educação avança no próximo ano letivo, concretizando mais um compromisso do Governo socialista liderado por António Costa.

Notícia publicada por:

Redução do número de alunos por turma

Segundo a tutela, a medida visa, essencialmente, promover o sucesso escolar, através da melhoria das condições de aprendizagem e do trabalho docente em sala de aula.
Isto porque, refere o comunicado, a redução do número de alunos por turma “acautela não apenas os aspetos relacionados com condições logísticas e com os percursos formativos”, mas, sobretudo, “inscreve-se como medida potenciadora de melhores aprendizagens para todos os alunos”.
Assim, a partir de 2018/2019, as escolas públicas voltam aos números anteriores a 2013, operacionalizando-se desde o ano inicial de cada ciclo.
Deste modo, as turmas do 1.º ciclo passam a ter 24 alunos e as de 2.º e 3.º ciclos entre 24 e 28.
Segundo o Ministério da Educação, o processo de redução do número de alunos por turma – que já tinha iniciado em todos os ciclos de ensino nas escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) – “continua e continuará a ocorrer de forma progressiva em todas as escolas, tendo em conta a correlação positiva entre a dimensão da turma e o sucesso escolar”.
Por outro lado, assegura, “continua a ser garantido o acesso a turmas com 20 alunos aos alunos com necessidades específicas que estejam em efetiva permanência na turma, em dinâmicas de verdadeira inclusão”.