home

Redes Nova Geração para mais 139 municipios

Redes Nova Geração para mais 139 municipios

José Sócrates disse hoje que as Redes de Nova Geração (RNG) são uma aposta “absolutamente essencial” para promover o desenvolvimento do país e a igualdade de oportunidades.

“O nosso objetivo é que todos os portugueses tenham o mesmo acesso àquilo que pode propiciar esta revolução tecnológica”, afirmou José Sócrates em Penacova, distrito de Coimbra, onde presidiu à inauguração da ligação das RNG na Escola EB1.
O investimento nas redes de nova geração visam “garantir a igualdade de oportunidades” em todo o país, tanto no litoral como no interior, oferecendo as RNG “uma boa oportunidade” a Portugal “para que se esbatam as desigualdades e as assimetrias”.
“Nós somos o único país da União Europeia que decidiu fazer o projeto das redes de nova geração ao mesmo tempo e com o objetivo de cobrir todo o território nacional”, sublinhou o primeiro-ministro.
Na sua opinião, esta infraestrutura “é absolutamente essencial para o desenvolvimento do país”.
“Estamos aqui a antever o futuro, construindo um futuro justo e com mais igualdade”, acrescentou, frisando que assim “não se deixa o interior para trás como noutras alturas”.
Segundo José Sócrates, “quando são dadas as mesmas oportunidades, todos têm as mesmas condições para competir com os outros nas regiões mais desenvolvidas do mundo”.
A ligação da Escola EB1 de Penacova à rede de fibra ótica permitirá que os alunos do estabelecimento “tenham condições para entrar em contacto permanente com o mundo”.
“Que mudança!”, salientou, comparando as antigas escolas de Portugal com as atuais.
Já António Mendonça, disse que as redes de nova geração vão “contribuir para criar emprego”, prevendo que surgirão “20 mil empregos induzidos” por este investimento.
Num momento em que 75 por cento do território já está coberto pelas redes, garantindo um acesso potencial de sete milhões de pessoas, o Governo avança agora com um investimento de 182 milhões de euros, com apoio de 106,2 milhões de euros da União Europeia.
Esta aposta visa, desta vez, 139 municípios com “menor desenvolvimento no setor das comunicações”, como é o caso de Penacova, cuja Escola EB1 é a primeira entidade a beneficiar do serviço.
Os contratos para instalação e exploração das RNG nas zonas Norte, Centro e Alentejo e Algarve foram assinados há um ano.
Este ano, as novas redes chegarão a mais de 800 mil habitações, 50 mil empresas e mais de 1,2 milhões de portugueses.