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Rede de Bairros marca nova fase da Carris

Rede de Bairros marca nova fase da Carris

O projeto da rede de carreiras de bairros da Carris já arrancou em Lisboa, com o lançamento das duas primeiras linhas em Marvila, abrindo um novo ciclo do transporte público e da mobilidade na capital. “Um dia histórico que marca o início de uma nova fase da Carris e na qualidade do serviço que presta aos cidadãos”, assinalou o autarca de Lisboa, Fernando Medina, que marcou presença na viagem inaugural.
Rede de Bairros marca nova fase da Carris

Este projeto, que arranca agora e irá estender-se a mais de duas dezenas de linhas, tem como principal objetivo gerar maior proximidade na ligação às infraestruturas mais importantes dos bairros, como escolas, jardins de infância, centros de saúde, mercados, farmácias, serviços e estações de metro, reforçando a mobilidade local, em complementaridade com a rede já operada pela Carris.

“O lançamento destas linhas marca o início de uma nova fase da Carris, da sua expansão e melhoria do serviço, onde as pessoas podem confiar no transporte público para responder às suas necessidades de mobilidade”, começou por lembrar o autarca socialista, na Biblioteca de Marvila, minutos antes da viagem inaugural.

É a primeira vez em 17 anos que a Carris lança uma nova carreira de autocarros, com estas duas primeiras linhas do projeto a servirem diariamente cerca de 40 mil pessoas numa das freguesias da cidade com maior carência em matéria de transportes públicos. “Esta é, pois, uma boa decisão que resulta num grande projeto ao serviço das pessoas”, justificou Fernando Medina.

As novas carreiras

Nesta primeira fase do projeto, para além das novas linhas criadas em Marvila, passam a estar também incluídas duas linhas já existentes, mas que tiveram os seus trajetos revistos, nos Olivais e em Santa Clara. 

As carreiras de bairro vão funcionar os sete dias da semana, entre as 7 e as 22 horas, com uma frequência média de 30 minutos nos dias úteis e de hora a hora aos fins de semana, estando previsto a criação de um passe exclusivamente dedicado, para além de se manter a validade de todos os títulos atualmente existentes para a rede da Carris.

De acordo com o plano de expansão do projeto, prevê-se que até ao final do ano de 2018 todas as 21 linhas propostas possam estar em pleno funcionamento.

Mais autocarros e mais motoristas

Fernando Medina salientou que a aposta da autarquia passa por continuar a “devolver a confiança às pessoas no serviço público de transporte”, lembrando ainda que a revisão dos tarifários permitiu já, em apenas quatro meses, um aumento de mais de 460 mil viagens por utentes mais idosos e de 100 mil crianças que passaram a usufruir de gratuitidade no transporte.

Neste período foi ainda lançado o concurso para aquisição de 165 novos autocarros e encontra-se a decorrer o processo para a contratação de mais 42 motoristas e guarda freios.

Recorde-se que o aumento da rede ao serviço da população, a revisão da política de preços dos passes sociais e o investimento em mais veículos e motoristas, foram as principais linhas estratégicas para o reforço da mobilidade e da valorização do transporte público na cidade, apresentadas por Fernando Medina no dia 1 de fevereiro deste ano, por ocasião da devolução da gestão da Carris ao município decidida pelo Governo do PS.