Receitas turísticas cresceram mais mil milhões este ano
Os números divulgados pelo Banco de Portugal mereceram o comentário da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, tendo a governante salientado que traduzem “a forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano e no aumento atratividade do destino Portugal”.
“Só este ano, Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, sublinhou.
Os dados oficiais confirmam ainda que os turistas estrangeiros estão a gastar cada vez mais em Portugal. Nos dez primeiros meses de 2016, deixaram diariamente em Portugal 36 milhões de euros, o que representa mais quatro milhões de euros do que em igual período do ano passado.
Os indicadores do Banco de Portugal revelam também um maior alargamento da atividade turística a todo o ano, tendo outubro, tradicionalmente um mês de menor atividade, sido o quarto melhor mês de 2016.
Crescimento em todos os mercados
Ana Mendes Godinho afirmou que o Governo mantém os mesmos objetivos para 2017, a par de um aumento da qualificação e valorização das pessoas que trabalham no turismo, da inovação e da promoção do país nos mercados internacionais.
“Garantir que comunicamos diretamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%”, referiu a governante.
Além da conquista de novos mercados, Portugal está a conseguir registar também crescimentos expressivos nos seus mercados tradicionais, como França (17,9%), Reino Unido (9,5%) e Espanha (9,2%).
“Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo”, destacou ainda a secretária de Estado.