home

Queremos a Europa de volta

Queremos a Europa de volta

seg_con_impAntónio José Seguro considerou hoje que a Europa “passa a vida a correr atrás do prejuízo”, apontando que a Zona Euro tem “uma única política monetária” mas 17 políticas orçamentais “completamente diferentes”.

“Há alguma união monetária no mundo que tenha sido bem sucedida sem a existência de um governo político?”, questionou o líder do PS, em Paris, no final de um encontro com Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.

Seguro, que definiu a atual semana como “muito importante para a Europa e para Portugal”, à luz das cimeiras de chefes de Estado e de Governo da UE e da Zona Euro agendadas para domingo, lamentou ainda a forma como têm sido tomadas decisões na Europa, mais a dois que a 27.

O secretário-geral do PS reportava-se em concreto aos já tradicionais encontros bilaterais em vésperas das cimeiras entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, nos quais Berlim e Paris tomam decisões que, apontou, são depois “ratificadas” pelos restantes Estados-membros.

“Isso não é a Europa. É uma coisa diferente. E o que queremos é a Europa de volta”, afirmou António José Seguro, que ruma de seguida a Bruxelas, onde será recebido ao final da tarde pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.