Quase 400 mil doses de vacina já administradas
“Até hoje às 13h00, foram registadas 397.404 inoculações. São cerca de 292 mil primeiras doses e cerca de 104 mil, quase 105 mil, segundas doses”, especificou Marta Temido, após uma reunião, por videoconferência, com a ‘task force’ do plano de vacinação, que foi presidida pelo primeiro-ministro.
Segundo acrescentou a governante, “estas administrações de vacina, nalguns casos primeira dose, noutros casos já a vacinação completa, abrangeram residentes e profissionais de estruturas residenciais para idosos, lares, unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados e estruturas equiparadas”, designadamente algumas estruturas para cidadãos portadores de deficiência.
“Também houve nestas inoculações já realizadas um número significativo de profissionais de saúde e já estão também aqui incluídas vacinações a pessoas com mais de 80 anos ou com entre 50 e 79 anos e uma das quatro comorbilidades identificadas como prioritárias para esta fase da vacinação”, completou.
Para esta semana, informou ainda, “está prevista a administração de cerca de 120 mil inoculações”, ainda focada nestes grupos prioritários. Marta Temido acrescentou que esta semana vai ser, igualmente, iniciada a vacinação “de profissionais de serviços não essenciais”, estando em causa “cerca de 19 mil inoculações”.
Portugal recebeu hoje mais 87.750 doses da BioNTech/Pfizer
A ministra da Saúde fez também um ponto de situação ao fornecimento de vacinas pelas farmacêuticas, revelando que esta segunda-feira chegaram mais 87.750 doses da vacina da BioNTech/Pfizer, estando prevista a entrega ainda esta semana de 22.800 doses da vacina da Moderna.
Já no domingo foi recebida a primeira entrega da vacina do consórcio AstraZeneca/Oxford, a terceira a chegar ao país, numa quantidade 43.200 doses, devendo esta, de acordo com orientação da DGS, ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.
Estas novas entregas juntam-se às 493.050 doses de vacinas recebidas por Portugal até final da última semana.
Marta Temido precisou que, “de acordo com aquilo que são as entregas” que o Governo tem confirmadas até à data, “para o primeiro trimestre está em causa um total de cerca de 1,9 milhões de doses de vacinas”.
“Portanto, há ainda quantidades que estavam contratadas e cuja entrega está por confirmar, o que se espera que aconteça”, esclareceu.