home

“Quando os fins justificam os meios”

“Quando os fins justificam os meios”

O secretário nacional do PS António Galamba redigiu um artigo de opinião publicado no jornal i, intitulado “Quando os fins justificam os meios”.

António Galamba começa por asseverar que “a perceção de que vale tudo está instalada nos processos de privatização em curso em que, sem que o interesse nacional e a transparência tenham sido salvaguardados, surgem nos negócios destacados militantes do PSD como consultores do Estado ou dos interessados”.

“São esses mesmos dirigentes que, nos intervalos dos negócios de desmantelamento do Estado, fustigam o PS no espaço mediático, por vezes em contradições insanáveis ao ritmo das oportunidades”, acrescenta.

Segundo o dirigente socialista, “vale tudo” para o Executivo conseguir o que pretende, como por exemplo “quando o Governo quer substituir um debate parlamentar sobre as perspetivas financeiras da União Europeia até 2020”, ou “quando no quadro do debate sobre o Orçamento do Estado para 2013, o tal da bomba atómica fiscal, do reforço da receita de austeridade e da insensibilidade social, a maioria PSD/CDS apresenta propostas totalmente fora dos prazos como se as regras fossem só para os outros”.

António Galamba considera “dramática a ‘judicialização’ do processo político, em que a dialética do debate e da decisão política é substituída pelo recurso aos tribunais comuns e ao Tribunal Constitucional”. Para o secretário nacional do PS, “ao ignorar os riscos deste comportamento e ao persistir neste comportamento a maioria está a lançar sementes de descontentamento explosivo em que quem paga a fatura principal é o país”.