home

Qualificação dos portugueses é a resposta à concorrência da economia global

Qualificação dos portugueses é a resposta à concorrência da economia global

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que os portugueses precisam de mais qualificações e a todos os níveis, sendo esta a resposta à concorrência da economia global.

José Sócrates, que falava na cerimónia de entrega de diplomas a 90 alunos que concluíram os cursos de especialização tecnológica no Instituto politécnico de Leiria, sustentou que “Portugal terá sucesso se apostar na inteligência, no conhecimento, na massa cinzenta, na qualificação das pessoas”.

O primeiro-ministro elogiou os alunos que decidiram inscrever-se nos cursos de especialização tecnológica (CET) e “regressar à escola”. “Estão a trabalhar, têm família, decidiram sacrificar o vosso tempo livre, para melhorar as qualificações”, sublinhou o primeiro-ministro, acrescentando que este é um “exemplo para o país seguir se quiser vencer as necessidades da qualificação”.

O chefe do Governo destacou que estes cursos «permitem um novo contacto com a universidade» e desafiou os alunos a verem “estes cursos como a ante-câmara para a licenciatura”.
 
Presente também na cerimónia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago anunciou que a partir do próximo ano lectivo, os alunos dos CET beneficiarão de bolsas de mérito nas mesmas condições dos seus colegas.
 
“OS CET são uma realidade que veio para ficar”, disse o governante, reconhecendo que o Instituto Politécnico de Leiria tem no panorama destes cursos um papel muito destacado.