home

PS votará contra o Orçamento do reforço da austeridade

PS votará contra o Orçamento do reforço da austeridade

O líder parlamentar do Partido Socialista, Alberto Martins, afirma que se trata de uma proposta inimiga do crescimento, do emprego, da justiça social e das pessoas.

Durante a sua intervenção no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2014, Alberto Martins justificou o chumbo do Partido Socialista à proposta do Governo. “Este é um Orçamento de reforço da austeridade. Mais défice, mais dívida, mais desemprego, mais desigualdades, mais pobreza, menos investimento, menos rendimento disponível. Um orçamento que no plano económico atrofia o potencial crescimento da economia e das exportações”, sublinhou.

O líder da bancada parlamentar do PS criticou a ausência de políticas ativas de emprego, a inexistência de investimento, bem como de apoios e incentivos ao setor exportador. por outro lado, realçou os aumentos indiscriminados de taxas, impostos e contribuições. “Este não é nem o orçamento de que o país precisa nem o orçamento que os portugueses merecem após tantos anos consecutivos de sacrifícios, de esforço e de empobrecimento”, frisou.

Para Alberto Martins, este é um Orçamento inaceitável, uma vez que o Executivo “concentra especialmente as novas medidas de austeridade sobre pensionistas e funcionários públicos, o Governo reincide na afronta à exigência de igualdade na repartição dos encargos e parece convocar deliberadamente nova censura do Tribunal constitucional”, criticou.

“Numa palavra, este é um péssimo orçamento de uma política e de um governo que não percebeu que a experiência já demonstrou que a austeridade exagerada se derrota a si própria”, finalizou.

 

Leia aqui na íntegra a intervenção de Alberto Martins.