“Certos casos não podem passar sem repúdio”, sustentou Pedro Delgado Alves numa interpelação à mesa no início do debate parlamentar desta tarde, lamentando que o deputado do Chega “persista na mentira, na difamação de servidores públicos de toda a vida, lutadores pela democracia, construtores da democracia”.
De acordo com o vice-presidente da bancada do PS, “se pessoas como Ferro Rodrigues não têm defesa por este Parlamento, todos os cidadãos em Portugal podem sentir que não são defendidos por ninguém quando atacados de forma vil e soez”.
O deputado do Partido Socialista comentou que o Parlamento “debate-se hoje com um problema que não teve durante 50 anos em democracia”: “O discurso injurioso no plenário, nos corredores, nas publicações oficiais visando deputados em instituição e terceiros”.
Admitindo ter dúvidas sobre a forma de lidar com estas situações, Pedro Delgado Alves referiu que o Grupo Parlamentar do PS decidiu que tem “uma obrigação e um dever de denunciar”. Assim, os socialistas solicitarão “na conferência de líderes e na Comissão de Transparência que se repudie as declarações da passada semana do deputado André Ventura relativamente a um antigo presidente desta câmara”.