home

PS vai defender em Dublin a renegociação do memorando da troika

PS vai defender em Dublin a renegociação do memorando da troika

Eurico Brilhante Dias participa na quinta-feira, em Dublin, na Irlanda, numa reunião dos socialistas europeus, que antecederá o Ecofin, na qual defenderá a necessidade de Portugal renegociar o memorando da troika.

Nesta reunião do Partido Socialista Europeu (PSE) estarão presentes vários ministros das Finanças ou do Tesouro de governos socialistas de Estados-membros da União Europeia.

“Vou levar a mensagem de que o PS está comprometido com o cumprimento do processo de ajustamento, mas frisarei que as coisas não estão a correr bem em Portugal e que a nossa ideia central é a renegociação do programa português”, declarou.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, tem proposto o alargamento dos prazos de pagamento de parte da dívida pública, o diferimento do pagamento de juros dos empréstimos obtidos, dos juros a pagar pelos empréstimos obtidos e do reembolso dos lucros obtidos pelo Banco Central Europeu pelas operações de compra da dívida soberana.

Eurico Brilhante Dias garantiu que defenderá também na reunião de Dublin “a necessidade de se avançar com a união bancária, que é muito importante para as empresas portuguesas face à atual segmentação dos mercados na zona euro”.

O secretário nacional do PS referiu, ainda, que procurará explicar aos seus colegas do PSE os motivos que levaram os socialistas a apresentarem na semana passada, na Assembleia da República, uma moção de censura ao Governo.

“O Governo português continua a insistir em soluções que já provaram estar erradas e, por isso, apresentámos uma censura”, disse.