home

PS vai aderir à Aliança Progressista

PS vai aderir à Aliança Progressista

O PS vai aderir à Aliança Progressista, que pretende funcionar como complemento à Internacional Socialista, promovendo pontes com os socialistas de outros países do mundo que não a Europa.

“O movimento progressista, democrático, social-democrata, socialista e trabalhista assenta num compromisso comum no sentido de uma maior defesa dos direitos humanos e de uma procura conjunta de liberdade, justiça, equidade social, sustentabilidade e solidariedade internacional”, pode-se ler no documento da Aliança Progressista.

A Aliança Progressista quer, assim, “contribuir para o estabelecimento de mecanismos de cooperação mundial que permitam a partilha de soluções para os problemas que vivemos e conduzam à criação de um novo futuro. Juntamente com os movimentos sociais e de trabalhadores, e com o apoio de grupos da sociedade civil, queremos moldar assim o futuro para podermos alcançar a paz, a justiça e a sustentabilidade a nível global”.

“Está na altura de implementar um sistema progressista político e económico a nível global que volte a colocar o ser humano no centro das atenções”, aponta.

Os partidos que constituem a Aliança Progressista pretendem fazer do século XXI um século de progresso democrático, social e ecológico.

Deste modo, a Aliança Progressista vai ser composta por partidos políticos, estando aberta à cooperação com outras forças sociais progressistas, sindicatos, fundações, think tanks e ONG’s.

Leia aqui o documento em português

Leia aqui o documento original