PS tudo fará para esclarecer privatização da ANA
O deputado Rui Paulo Figueiredo sustentou que o Governo não defendeu o interesse estratégico nacional na privatização da empresa pública.
Rui Paulo Figueiredo considera que o relatório da comissão de acompanhamento da privatização da ANA – Aeroportos de Portugal prova que o “Governo não tem defendido o interesse público“. “Não defendeu no passado porque não tivemos avaliações independentes, mas, como diz o relatório, tivemos regras que mudaram a meio do jogo e tivemos um contrato de concessão assinado poucas horas antes da apresentação de propostas vinculativas“, apontou.
Também no presente esse interesse publico não está defendido, criticou o deputado, exemplificando que “as taxas aeroportuárias continuam a aumentar, confirmando uma desregulação económica no processo“.
“E, pelos vistos, o Governo não defendeu o interesse público para o futuro porque a comissão refere, a propósito do novo aeroporto de Lisboa, que é o concessionário da ANA que vai propor esse novo aeroporto e o Governo terá duas opções: ou entra num acordo ou resgata a concessão“, argumentou.
O deputado socialista assegurou que o PS desencadeará um conjunto de audições no Parlamento e “tudo fará para esclarecer este assunto até a exaustão“.