home

PS tem legitimidade para governar

PS tem legitimidade para governar

O novo ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, afirmou que não faria qualquer sentido o Governo apresentar um programa diferente daquele com que se comprometeu com os eleitores.

Numa entrevista à TSF, Jorge Lacão declarou ainda, que se tivesse existido um entendimento com os partidos com assento parlamentar, o compromisso com os portugueses iria resultar de um entendimento multipartidário: “Se tal tipo de entendimento tivesse ocorrido faria sentido que o programa do Governo a apresentar reflectisse o compromisso que resultaria naturalmente de um entendimento multipartidário. Não foi o caso, o Partido Socialista apresenta-se com base na sua maioria relativa e portanto, o compromisso do Partido Socialista é aquilo que estabeleceu com os eleitores que deram uma vitória eleitoral ao Partido Socialista”.

O ministro dos Assuntos Parlamentares garante que este é um novo ciclo político e que o Partido Socialista tem legitimidade para governar: “É caso para perguntar: se é o Partido Socialista que não percebeu o sinal das eleições ou se são os partidos da oposição que ainda não entenderam bem que estamos num novo ciclo político, que houve alguém que ganhou as eleições, que tem legitimidade para governar e que tem uma coerência a defender. Uma coerência que está na base das propostas que os eleitores conheceram, no momento em que optaram da maneira que optaram. Seria muito estranho se o Governo viesse agora apresentar um programa à Assembleia da República, soluções para o país diferentes daqueles em relação aos quais se comprometeu perante o eleitorado“.