home

PS saúda previsões “positivas e muito encorajadoras” que colocam Portugal com o maior crescimento da zona euro em 2022

PS saúda previsões “positivas e muito encorajadoras” que colocam Portugal com o maior crescimento da zona euro em 2022

O Partido Socialista registou hoje com satisfação as previsões, reveladas pela Comissão Europeia, de crescimento de 6,5% do Produto Interno Bruto português até ao final do ano, acima dos 5,8% inicialmente estimados. Os números revelam que a economia portuguesa se mantém no topo da lista do crescimento económico em 2022, como um dos países da União Europeia que melhor está a conseguir resistir aos impactos provocados pela guerra na Ucrânia.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
João Torres

“Os dados revelados hoje indicam que as políticas de incentivo à recuperação económica, associadas às medidas de mitigação da pressão inflacionista, dinamizadas pelo Governo, têm contribuído para a resiliência da economia nacional”, sublinha o Secretário-Geral Adjunto do PS, João Torres.

Bruxelas divulgou esta quinta-feira as suas previsões para o crescimento económico em 2022, que deverá avançar 2,7% na UE (2,6% na zona euro), um valor que se mantém face à perspetiva da primavera, mas ainda poderá ser revisto, se se verificar uma deterioração da conjuntura.

Para o ‘número dois’ da direção socialista, “é de sublinhar que os dados hoje revelados pela Comissão Europeia colocam a economia portuguesa no topo da lista do crescimento económico em 2022, um facto significativo que corrobora as políticas económicas desenvolvidas pelo Governo, mesmo num contexto de incerteza”.

“Estas previsões são positivas e muito encorajadoras. Constituem um estímulo para continuar o trabalho de relançamento da economia nacional. O PS e o Governo continuam focados em potenciar o crescimento económico, promover mais e melhor emprego e valorizar os rendimentos dos portugueses”, acrescenta João Torres.

Estimativas de Bruxelas mostram “resiliência” da economia portuguesa

Também o ministro das Finanças, Fernando Medina, saudou as projeções de Bruxelas, apontando que as mesmas revelam a “resiliência” da economia portuguesa.

“Portugal é o país que apresenta o maior crescimento da zona euro no ano de 2022. A Comissão Europeia estimou uma melhoria do crescimento face a projeção que tinha na primavera, o que mostra uma resiliência da economia portuguesa muito significativa e muito importante neste ano de 2022”, disse o governante.

Embora reconhecendo que “há sinais de abrandamento” para o próximo ano, uma vez que “Portugal faz parte de uma economia muito integrada, uma economia europeia com profundas relações em múltiplos setores”, Fernando Medina destacou, contudo, que “os dados que são conhecidos mostram, também para Portugal, no próximo ano, uma projeção de crescimento de novo acima da zona euro” e como “um dos países que crescerá acima da média europeia no período 2020-2023”.

“Isto é, Portugal sairá do processo da pandemia com um nível de crescimento do global do período acima da média da União Europeia e acima de países como Espanha, Itália, Alemanha e França e para vários deles com diferenças muito significativas”, vincou.

“Temos de retirar destes números uma palavra de confiança àqueles que estão todos os dias a produzir riqueza, às empresas, aos trabalhadores”, completou o ministro das Finanças.

ARTIGOS RELACIONADOS