home

PS satisfeito com relatório da UNESCO sobre construção da barragem do Foz Tua

PS satisfeito com relatório da UNESCO sobre construção da barragem do Foz Tua

O PS recebeu com satisfação as conclusões do relatório da UNESCO de que a construção da barragem Foz Tua é compatível com a preservação ambiental da região do Douro “património da humanidade”.

“O PS recebeu a notícia do relatório da UNESCO com grande tranquilidade e satisfação. Recebeu com tranquilidade porque o PS sempre entendeu que a barragem do Foz Tua em nada prejudicava a classificação do Douro como património da humanidade. Quem conhece o Douro património da humanidade sabe bem da existência já hoje de uma grande quantidade de barragens, que proporcionam a navegabilidade do rio e que permitem levar a belíssima paisagem da região a todo o mundo”, sustentou Mota Andrade.

Segundo o vice-presidente da bancada socialista, a decisão da UNESCO é encarada pelo PS “com grande satisfação, porque a obra vai ajudar a resolver os problemas energéticos do país – ponto em que se encontra o grande défice do país, através da elevada importação que é feita de combustíveis sólidos”.

“Para equilíbrio da balança de transações do país, esta obra dará no futuro um forte contributo. É com satisfação que o PS observa que a obra agora pode arrancar em pleno”, disse.

Segundo Mota Andrade, no Plano Nacional de Barragens, a de Foz Tua será a que “mais energia elétrica irá produzir, sendo, portanto, de grande importância para os portugueses”.

“Portugal tem apenas 50% dos seus recursos hídricos aproveitados e os países do Norte da Europa e a França têm os seus recursos hídricos aproveitados acima de 90%. O país tem que fazer esta aposta, que foi iniciada pelo anterior Governo”, acrescentou.