home

PS reúne representantes de ONGD´s e Associações de Imigrantes Guineenses

João Assunção Ribeiro
O Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Assunção Ribeiro, reuniu hoje, na Sede Nacional do PS, representantes de ONGD´s e de Associações de Imigrantes Guineenses em Portugal, com o objetivo de avaliar e aprofundar o conhecimento da situação política e social na Guiné-Bissau.

“Esta reunião permitiu recolher relatos de situações concretas vividas em Bissau em matéria de direitos humanos,”, explica o dirigente nacional do PS. “É fundamental dar voz às situações reais, através do testemunho daqueles que, no terreno, acompanham a situação, e contribuir para manter o tema na agenda internacional e mediática”, acrescenta João Ribeiro.

Esta é a segunda fase da atuação do Partido Socialista no acompanhamento da situação da Guiné, após o golpe de estado do passado mês de Abril. No plano político, o PS tem mantido contactos com os partidos lusófonos progressistas, membros da Internacional Socialista, apelando à convergência de esforços para o restabelecimento da legalidade e da ordem constitucional na Guiné-Bissau.

Além deste encontro, o PS inicia amanhã um conjunto de reuniões com os embaixadores com assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“No âmbito das suas funções, o PS dará a conhecer aos embaixadores a sua posição sobre a situação da Guiné e manterá o Governo português e a Assembleia da República informados sobre os contactos que desenvolve”, salienta João Ribeiro.

No encontro estiveram presentes representantes do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral; Instituto Marquês Valle Flôr; Fundação Pro Dignitate; TESE – Associação para o Desenvolvimento ; Plataforma Portuguesa das ONGD’s e Associações de Imigrantes Guineenses em Portugal como Associação de Estudantes Guineenses em PT e Associação Guineense de Solidariedade Social.