A reunião acontece no dia em que o líder socialista, na qualidade de primeiro-ministro, recebe, a seu convite, os partidos com representação parlamentar para preparar o próximo ciclo político que resultou das eleições legislativas de 30 de janeiro, que deram ao PS uma vitória por maioria absoluta.
Maioria de diálogo
Recorde-se que, na sequência da vitória eleitoral, António Costa anunciou que o PS não deixaria de promover o diálogo, não só com todos os partidos parlamentares, “à exceção do Chega”, como com os representantes da sociedade civil, com o líder socialista a lembrar, a este propósito, que em “democracia ninguém governa sozinho”.
Na ocasião, António Costa deixou ainda a garantia de que a maioria absoluta do PS “será necessariamente uma maioria de diálogo”, agora “com o dever acrescido”, pela responsabilidade que os portugueses lhe conferiram, afirmando que este será um mandato sustentado num diálogo “aberto e ativo” ao longo de toda a legislatura.
“Esta será necessariamente uma maioria de diálogo. Em democracia, ninguém governa sozinho. Nós queremos governar para todas e com todas as portuguesas e portugueses e, naturalmente, com aqueles que os representam na sua pluralidade na Assembleia da República”, frisou então o líder socialista.
A posse do novo Governo deverá acontecer no próximo dia 23 de fevereiro, de acordo com nota da Presidência da República, logo após a primeira sessão da XV legislatura da Assembleia da República.
O líder do PS e primeiro-ministro assegurou, também, que logo após a discussão do programa do Governo, o executivo socialista estará pronto a apresentar o Orçamento do Estado, que recupera os compromissos apresentados em outubro passado, apontando como datas indicativas para a sua aprovação e entrada em vigor os meses de março e abril, respetivamente.