PS reforçará apoios à terceira idade
Na ocasião, perante os jornalistas, Vasco Cordeiro explicou que este aumento deverá ser “pelo menos igual ou maior ao da legislatura que agora cessa”, de maneira a “contribuir para a melhoria do rendimento dos idosos”.
Sobre esta matéria, o presidente do PS/Açores lembrou que, na última legislatura, o Complemento Regional de Pensão aumentou cerca de 10%, apoiando mais de 35 mil idosos Açorianos.
E destacou a importância dos cuidados domiciliários, sublinhando que os socialistas açorianos pretendem, “até onde isso for possível, que se privilegie cada vez mais que os nossos idosos fiquem no conforto das suas casas, dos espaços a que estão habituados” e que tenham também “todo o devido apoio em termos de limpeza, higiene, medicação, todo um conjunto de serviços que nos cuidados domiciliários, que tem sido já desenvolvido e que pretendemos reforçar na próxima legislatura”.
Vasco Cordeiro referiu também o “apoio aos cuidadores, aos familiares que têm ao seu cuidado idosos ou outros que estão numa situação de maior fragilidade”.
Na visita que realizou a uma exploração agrícola de ovinicultura, recordou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido de “valorizar a diversificação agrícola em Santa Maria”, ilha que tem já tradição na criação de ovelhas, numa “dupla vertente, de produção de carne e de leite”.
Parceria entre ciência e pescas
Entretanto, Vasco Cordeiro garantiu ainda que o PS/Açores está ao lado dos pescadores açorianos e que está pronto a defender os seus interesses, “seja lá onde for, seja em Lisboa ou em Bruxelas”, sempre que não tivermos uma “resposta satisfatória para as pescas dos Açores”.
Num comício organizado pelo PS, em Rabo de Peixe, o líder dos socialistas nos Açores explicou as ideias fundamentais que nortearão a ação política do PS, caso ganhe as próximas eleições, adiantando que os socialistas pretendem avançar com um plano de reestruturação do setor que “privilegie a manutenção dos mais jovens nessa atividade, mas que dê também a oportunidade daqueles que estão há mais tempo nesta atividade terem uma saída digna e com rendimento no futuro”.
O presidente do PS/Açores quer “reforçar a parceria entre o conhecimento científico e as nossas pescas”, assegurando que o PS tem estado e continuará a estar ao lado dos pescadores açorianos num dos “principais palcos desta luta de defesa, que é em Bruxelas”.
Ainda no sector das pescas reafirmou a intenção de “reforçar cada vez mais a diversificação, não apenas através da aquicultura, mas lançando outras áreas, como por exemplo a pesca-turismo, que pode ser um fator de acréscimo do rendimento dos nossos pescadores”.