home

PS reforça valores republicanos e do poder local democrático

PS reforça valores republicanos e do poder local democrático

Com uma mensagem centrada na liberdade e na fraternidade, José Luís Carneiro garante que o PS é o partido que melhor encarna e concretiza, no quotidiano das pessoas e das comunidades, o projeto de desenvolvimento e de progresso com justiça social, afirmando a ambição e a prontidão dos candidatos socialistas para continuar a ser o garante dos valores democráticos e republicanos nas autarquias e na ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

O Secretário-Geral do PS escolheu Matosinhos — “um dos municípios mais emblemáticos do partido” — para assinalar o 5 de Outubro, Dia da República, sublinhando que esta data “é inseparável do poder local democrático” e dos valores que os socialistas têm vindo a concretizar nas autarquias ao longo das últimas décadas.

À chegada ao arraial de campanha que decorreu em Matosinhos, o líder do PS considerou “muito significativo” ter iniciado o dia 5 de Outubro naquele município.

“Matosinhos tem sido um dos exemplos da concretização dos valores da República, pela aposta na educação, na saúde, na habitação, na qualidade do espaço público e na valorização da vida democrática local”, explicou, salientando que “a igualdade, a fraternidade e a liberdade são valores que têm vindo a fazer muito sentido na vida das pessoas do concelho”.

“É talvez um dos municípios mais emblemáticos do Partido Socialista e onde estes valores mais se concretizaram na vida concreta das pessoas”, acrescentou, o Secretário-Geral, que fez questão de enaltecer o trabalho da autarca Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos e ANMP, que se recandidata a um novo mandato.

“Queria sublinhar a importância do ato que aqui estamos a comemorar hoje, que é o momento importante da candidatura autárquica daquela que é a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses. É uma grande homenagem que se faz hoje também a todos os autarcas portugueses que foram os construtores de uma democracia mais qualificada”, afirmou.

José Luís Carneiro recordou que “o poder local democrático é também uma das formas de concretizar os valores republicanos e aqueles que se comemoram no dia 5 de outubro”, sublinhando que “Matosinhos tem hoje uma autarca exemplar que prossegue estes valores não apenas na Câmara Municipal, mas também na presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses”.

Numa intervenção marcada pelo apelo à participação cívica, o Secretário-Geral do PS chamou a atenção para a importância do já muito próximo ato eleitoral, enfatizando que “no domingo dia 12 de outubro, os portugueses estarão a escolher aquelas e aqueles que querem que sejam os seus legítimos representantes para concretizar Abril, para concretizar a República e para concretizar um projeto e uma ambição de desenvolvimento”.

O líder socialista terminou reafirmando a confiança no trabalho realizado pelos autarcas socialistas e na capacidade do Partido Socialista para continuar a ser o garante dos valores democráticos e republicanos.

“O pedido de confiança às portuguesas e aos portugueses tem em vista garantirmos que o PS continue a promover estes valores também naquela que é a casa do poder local democrático, que é a Associação Nacional dos Municípios Portugueses”, rematou.

Liderança autárquica de proximidade e progresso com coesão social

O Partido Socialista tem uma longa e marcante tradição de governação em Matosinhos, sendo o principal motor do desenvolvimento económico, social e urbano do concelho no período pós-25 de Abril.

Sob lideranças socialistas, Matosinhos afirmou-se como um dos municípios mais dinâmicos da Área Metropolitana do Porto, com fortes investimentos na modernização urbana, nas infraestruturas, na educação, na cultura e na coesão social.

Ao longo de quase cinco décadas, a gestão socialista protagonizou grande parte da modernização e expansão urbana, e, mais recentemente, com Luísa Salgueiro, reforçou a aposta na coesão social, na sustentabilidade e na valorização do território, tornando-se a primeira mulher a presidir à Câmara e à ANMP.

Em Matosinhos como em muitos outros concelhos do país, o PS tem consolidado um percurso de liderança assente na proximidade com as populações e na defesa de políticas públicas progressistas e inclusivas.

ARTIGOS RELACIONADOS