home

PS realça importância da classificação dos quadros de Miró

PS realça importância da classificação dos quadros de Miró

O Partido Socialista assinala, em comunicado hoje divulgado, “a importância da impugnação do arquivamento da classificação da coleção” dos quadros de Miró, do extinto Banco Português de Negócios (ex-BPN).

“Esta decisão do Ministério Público, de pedir a condenação de todos os envolvidos no processo de venda das 85 obras de Miró do ex-BPN e a impugnação do arquivamento da classificação da coleção, vai no sentido do que o Partido Socialista tem denunciado deste o primeiro momento”, assinala a vice-presidente da bancada parlamentar socialista, Inês Medeiros.

Os socialistas salientam “a importância da impugnação do arquivamento da classificação da coleção pela, por demais, evidente falta de sustentação credível da decisão”.

O “PS volta a denunciar a forma leviana como o Governo tem prosseguido nesta sua intenção de alienação deste espólio, o pouco respeito pelo valor do património cultural e artístico, mas também pelo interesse público, que tem revelado, pela ligeireza com que tenta contornar os procedimentos administrativos e legais para atingir fins que não consegue explicar”, afirma o PS.

“Quanto à única justificação até agora apresentada, sob forma de chantagem, que seriam os eventuais custos para os contribuintes da não prossecução da venda, o PS lamenta ter que relembrar que nenhum custo pode justificar eventuais ilegalidades”, enfatizam os socialistas que insistem “na necessidade de um estudo sério e consistente sobre as relações custo-benefício da coleção permanecer em Portugal e poder ser disponibilizada aos portugueses e a todos os que nos visitam”.