home

PS quer verdadeira reforma do poder local

PS quer verdadeira reforma do poder local

António José Seguro, secretário-geral do Partido Socialista, garantiu que o PS tem “uma disponibilidade permanente e a 100% para dar os seus contributos para a realização de uma verdadeira reforma do poder local”, com o objetivo de que este tenha melhores condições para servir as populações, exortando o Governo a ouvir as propostas do seu partido para “uma verdadeira reforma do poder local”, que tem de ser global e não ter apenas como objetivo a extinção de freguesias.

“As nossas propostas têm que ser tidas em conta e ouvidas. Temos propostas diferentes e, por isso, é importante que o Governo também dê o seu passo no sentido de vir ao encontro das propostas do PS”, afirmou António José Seguro.
O líder do PS afirmou que “uma coisa é a disponibilidade para uma verdadeira reforma, outra coisa é quererem obrigar a aprovar uma lei avulsa da iniciativa do Governo, que visa apenas extinguir freguesias”.
O secretário-geral do PS exemplificou que o partido que lidera não concorda “com a extinção das freguesias a régua e esquadro” e “com o encerramento de serviços com o único critério de não haver lá pessoas”, porque todos os portugueses devem ser considerados “de primeira”, vivam no litoral ou no interior.
“Consideramos que a reforma do poder local tem de ser global, com cabeça, tronco e membros, e deve ter uma lei eleitoral autárquica, uma lei de competências e atribuições, uma lei de financiamento e depois um conjunto de outras leis, entre as quais a reorganização administrativa”, conclui-o o Líder Socialista.