home

PS quer suspensão do processo de concessão da Metro do Porto

PS quer suspensão do processo de concessão da Metro do Porto

Os deputados do PS na Comissão de Transportes pediram ao Governo a suspensão do processo de concessão da Metro do Porto perante as “dúvidas e incertezas” na operação em curso.

Numa pergunta enviada ao Ministério da Economia, os deputados recomendam que, através do diálogo, se “procure com os trabalhadores, autarcas da região e empresas públicas envolvidas uma solução que garanta a continuidade do serviço público de transportes com eficiência e racionalidade”.

Os socialistas revelam ter tido conhecimento de que a administração da EMEF irá “entregar a gestão das suas instalações em Guifões, Matosinhos, à respetiva proprietária REFER”. Tal deve suceder para que a própria REFER possa efetuar “a entrega das instalações diretamente à empresa Metro do Porto, dando assim cumprimento a orientações recebidas do Governo”, acrescentam.

Fernando Jesus, Ana Paula Vitorino e Rui Paulo Figueiredo questionam “quais são as vantagens que o Governo identificou para efetuar a transferência das oficinas sitas em Guifões para o sector privado”.

Os deputados do PS estranham “esta operação que o Governo está a desenvolver, uma vez que está a ser retirado património das empresas públicas, a EMEF e a REFER, para ser entregue a uma empresa que vai ser concessionada a privados”.