PS quer suspensão do processo de concessão da Metro do Porto
Os deputados do PS na Comissão de Transportes pediram ao Governo a suspensão do processo de concessão da Metro do Porto perante as “dúvidas e incertezas” na operação em curso.
Numa pergunta enviada ao Ministério da Economia, os deputados recomendam que, através do diálogo, se “procure com os trabalhadores, autarcas da região e empresas públicas envolvidas uma solução que garanta a continuidade do serviço público de transportes com eficiência e racionalidade”.
Os socialistas revelam ter tido conhecimento de que a administração da EMEF irá “entregar a gestão das suas instalações em Guifões, Matosinhos, à respetiva proprietária REFER”. Tal deve suceder para que a própria REFER possa efetuar “a entrega das instalações diretamente à empresa Metro do Porto, dando assim cumprimento a orientações recebidas do Governo”, acrescentam.
Fernando Jesus, Ana Paula Vitorino e Rui Paulo Figueiredo questionam “quais são as vantagens que o Governo identificou para efetuar a transferência das oficinas sitas em Guifões para o sector privado”.
Os deputados do PS estranham “esta operação que o Governo está a desenvolver, uma vez que está a ser retirado património das empresas públicas, a EMEF e a REFER, para ser entregue a uma empresa que vai ser concessionada a privados”.