PS quer suspensão da privatização da ANA
O PS entregou um requerimento no Parlamento para ser votada a suspensão da privatização da ANA, onde também requer a audição dos intervenientes na venda da concessionária aeroportuária e da TAP.
O deputado socialista Rui Paulo Figueiredo afirmou, durante a comissão de Orçamento e Finanças, que existe “falta de transparência” na privatização da ANA Aeroportos, pelo que não está a ser salvaguardado o interesse nacional.
Rui Paulo Figueiredo acusou a maioria PSD/CDS e o Governo de estarem a fazer com as privatizações “uma espécie de parcerias público privadas de terceira geração”.
Nos dois requerimentos, um à comissão de Orçamento e Finanças sobre a suspensão da privatização da ANA, e outro à comissão de Economia no sentido de serem ouvidos os intervenientes nas operações de privatização da ANA e da TAP, o Partido Socialista considera que os dois processos devem “ser objeto de especial rigor, revestir total transparência e assegurar a salvaguarda dos interesses estratégicos nacionais”.
O PS pede audições para a secretária de Estado do Tesouro, o presidente do Tribunal de Contas, a comissão de Acompanhamento da Privatização das empresas e os conselhos de administração.