PS quer problemas da habitação “bem resolvidos”
Carlos César afirmou, no final da reunião semanal do Grupo Parlamentar do PS, que a sua bancada confere caráter de “urgência” à resolução das questões legislativas para o setor da habitação.
“Queremos esses assuntos resolvidos, e bem resolvidos. Entendemos que a aprovação das propostas do Governo, em conjugação com o debate na especialidade com outras forças políticas, é fundamental para que haja um mercado de habitação mais justo, mais acessível e mais dinâmico”, explicou.
Segundo o também presidente do Partido Socialista, no grupo de trabalho sobre a habitação “atingiu-se uma situação de algum impasse, designadamente quanto às propostas de lei do Governo”. Por isso, “é importante que esse impasse seja superado e o esforço que estamos a fazer com uma nova equipa é justamente para que isso aconteça”, clarificou.
Perante os jornalistas, o líder parlamentar do PS revelou que o deputado socialista Hugo Pires – eleito coordenador do grupo de trabalho sobre Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades – requereu à subcomissão de Ética um parecer sobre a compatibilidade entre os seus interesses empresariais e o exercício da presidência desse grupo de trabalho.
“O senhor deputado Hugo Pires solicitou à subcomissão de Ética que esclareça se há ou não alguma incompatibilidade. Se houver, substituiremos o deputado na coordenação. Se não houver, ele fará o seu trabalho com a proficiência que lhe conhecemos”, esclareceu.
Carlos César deu, depois, um exemplo: “Eu, pessoalmente, não serei impedido de discutir o ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) por ter um carro a diesel. Em todo o caso, se se entrar nesse clima de intensidade quanto aos interesses de cada um, então a conduta a adotar é aquela que adotou, solicitando à subcomissão de Ética que esclareça se há ou não alguma incompatibilidade”.
O presidente da bancada do PS deixou também umas palavras à deputada Helena Roseta, garantindo que a sua participação no tema da habitação é “sempre preciosa, ela faz parte de todo o património de discussão, de debate e de propostas no nosso país e não apenas no Grupo Parlamentar do PS. Por isso mesmo, a sua contribuição é sempre bem-vinda”.
Filipe Neto Brandão presidirá comissão de inquérito sobre Tancos
Carlos César também anunciou que o socialista Filipe Neto Brandão irá presidir à comissão de inquérito parlamentar sobre o furto de armamento em Tancos, caso esta seja aprovada, amanhã, na Assembleia da República.
A comissão “será presidida, de acordo com a rotatividade que está estabelecida, por um elemento a designar pelo Partido Socialista. Designaremos para esse efeito, no caso de a comissão ser aprovada, o senhor deputado Filipe Neto Brandão para presidir essa comissão”, disse.
Já “a representação do Partido Socialista será coordenada pelo deputado Ascenso Simões”, revelou o líder parlamentar do PS, que garantiu que o partido trabalhará, como sempre, “para que os factos sobre os quais os trabalhos incidem sejam plenamente esclarecidos em abono da verdade e em abono da transparência”.